O que significa Karandash?
Sim, sei que o nome deste escritório é um tanto quanto não convencional, mas o seu significado tem tudo a ver com meu propósitos e identidade.
Karandash (карандаш) é um verbete russo, que significa lápis (do turco kara taş, "pedra negra"). Este verbete, que me acompanha desde o primeiro ano da faculdade, me faz lembrar de que a arquitetura não é apenas um negócio, ou um trabalho, mas sim uma forma de expressar a arte.
Assim como o lápis é utilizado pelo artista para que ele possa materializar a sua criatividade, o seu talento, a sua cultura e as suas influências, tornando todo esse conjunto de informação sua obra de arte, o atelier permite materializar todos os nossos talentos em forma de arquitetura, que é a nossa arte.
Portanto, este escritório está para mim assim como o lápis está para o artista, sendo eles uma plataforma para a materialização e realização de sonhos.
Manifesto
"Compreendo o morar, o trabalhar, e o descansar como sagrados, portanto, dedico todos os meus dons e talentos para que você possa aproveitar ao máximo esses santuários."
Trabalhar: É a forma com a qual a pessoa leva o seu sustento para sua casa e família, portanto, algo que exige muito respeito devido a sua importância e sacralidade. Um ambiente de trabalho deve ser profundamente pensado e planejado devido à sua importância como gerador de riqueza e provisão para os lares dos colaboradores.
Morar: A moradia trás segurança para a família, portanto, é um lugar de profundo respeito. Um ambiente bem pensado e projetado contribuí para a unidade familiar.
Descansar: Ato de renovar as suas energias e dedicar-se a sua família, ou aqueles a quem você preza. Nisso está incluso o lazer, as reuniões familiares, os momentos de contemplação da vida, e o relaxamento. Todas estas coisas dizem respeito à dignidade humana, portando, é na mesma medida algo sagrado.
Meu trabalho através do escritório não é simplesmente uma transação comercial, mais sim uma forma de cooperar com os meus clientes no bem estar, e na promoção de um ambiente que fortalece laços e dignifica o ser humano.
Fundado em 2022 na cidade de São Carlos, com o objetivo pretencioso de revolucionar a forma de se pensar e fazer arquitetura na cidade, e também a forma como atender às expectativas dos clientes. Como premissa de trabalho, envolvo os contratantes em todas as etapas do projeto, dando para eles toda a atenção e assessoramento necessários para que eles consigam entender exatamente as propostas e ideias para o seu novo espaço.
Alinhado a isso, também aplico em meu dia-a-dia a ideia de "Trabalho Redimido", que resumidamente é a noção de que o meu trabalho toca a vida das pessoas, e esse tocar deve ser de muita responsabilidade e respeito. Portanto, em minha vivência profissional, prezo sempre por prover um ambiente digno, saudável e seguro para os meus colaboradores, e também respeitoso para os clientes e os fornecedores.
Nossos projetos são elaborados levando em consideração os sonhos e desejos de nossos contratantes. Imprimo minha linguagem e conhecimento em minhas obras, mas sem anular as características pessoais de dos meus clientes.
Sobre o escritório
Samuel Caetano Alvarez
Arquiteto
Formado em 2022 em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Araraquara, desde o primeiro ano de graduação tem buscado compreender a arquitetura e a construção além da sala de aula.
Com a ideia de adquirir experiência em diversas áreas da profissão, iniciou, em seu primeiro ano da faculdade seu primeiro estágio em uma construtora na cidade de São Carlos, onde trabalhou com toda a parte de documentação e trâmites de projetos de arquitetura nas prefeituras municipais.
Em seu segundo ano de faculdade iniciou estágio em um escritório de arquitetura de casas de alto padrão em condomínios. Seu terceiro estágio foi em um escritório em Araraquara onde obteve experiência em detalhamentos de projetos executivos, com ênfase em projetos comerciais.
Em seu último estágio, trabalhou exclusivamente com projetos de arquitetura de iluminação na De Riggi Lighting Design, na cidade de São Carlos, onde atuou também como arquiteto júnior.
Contribuiu também, como arquiteto júnior, na Zero16 Arquitetura e Interiores, onde teve contato com detalhamentos de projetos de marcenaria, bem como projetos executivos para construção civil.
Tem como hobby a fotografia, gosta de pastel de feira, coleciona câmeras analógicas e discos de vinil, e é apaixonado por motos antigas.